Programa de Conservação Auditiva-PCA

O que é o Programa de Conservação Auditiva – PCA?

Programa de Conservação Auditiva

O Programa de Conservação Auditiva-PCA  objetiva a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores expostos a ruídos.

O Programa de Conservação Auditiva – PCA tem base na NBR 10152 – (Níveis de Ruídos para conforto acústico- Procedimento); na Norma de Higiene Pessoal (NHO-01) da Fundacentro, nas instruções normativas do INSS e na NR 15 (Limites de Tolerancia para ruídos contínuos e intermitentes.

Obrigatoriedade: O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – NR7  estabelece critérios mínimos para avaliação de trabalhadores expostos a determinado nível de ruído.

Quais os benefícios do  PCA?

1- Preservação da saúde do trabalhador – O principal beneficio da implementação do PCA é evitar que distúrbios auditivos possam ocorrer.

2- Melhoria da produtividade – Um funcionário saudável e confiante nos processos de segurança da empresa é mais produtivo.

3- Redução do Custo de Despesas Médicas – Problemas de saúde ligados a questão auditiva é uma das fontes de absenteísmo e de despesas médicas.

4- Evitar ações trabalhistas –  Um programa de Conservação Auditiva bem implementado reduz ações trabalhistas relacionadas a distúrbios auditivos

Como fazemos a implementação?

Para implementar o Programa de Conservação Auditiva- PCA, a equipe da Abcsafety analisará a realidade social, as relações e o ambiente de trabalho.

Feita a análise, nossa equipe desenvolverá ações para a proteção individual e coletiva, tais como, eliminação e controle dos agentes de riscos, exame audiológico e gerenciamento auditivo.

.

Quer mais informações? Preencha o formulário e solicite um contato: